top of page

NOSSA HISTÓRIA

Um encontro de excelência

Na primavera de 2004, profissionais da área de desenvolvimento urbano e habitacional reúnem seus talentos e expertises para constituir uma alternativa de prestação de serviços pautada pela excelência da qualidade técnica, pelo compromisso com as partes interessadas, sempre norteada por fortes princípios éticos. Assim a Urbana é idealizada e se concretiza como empresa em 22 de setembro em 2005.

leia mais

Nossa História

Comprometida em prover soluções para os desafios socioeconômicos, ambientais e urbanos que territórios, pessoas e empresas enfrentam a Urbana vem consolidando sua atuação em três linhas principais de negócios: Cidades e Territórios linha na qual a Urbana produz evidências, análises e insumos para a tomada de decisão estratégica, tanto econômica quanto social, de empresas e/ou de decisões de políticas públicas de governos para determinados recortes territoriais. Na frente de atuação em Inteligência de Mercado, a Urbana provê subsídios para que empresas compreendam os padrões de competição, precificação, regulação e mudança tecnológica de determinados setores de atividade econômica. Por fim, na linha de Sustentabilidade, a Urbana produz elementos para que empresas e governos possam gerenciar os efeitos de suas atividades buscando o equilíbrio entre sustentabilidade econômico-financeira, ambiental e socioeconômica nos territórios nos quais atuam.

 

​O primeiro contrato foi com o FUMHAPIS de Diadema, ainda em 2005. Em 2006, o trabalho sobre a Transoceânica Sul, no Peru, inicia uma parceria de longa data com a Diagonal Transformação de Territórios. Os primeiros trabalhos se distribuíam em duas linhas de atuação: habitação de interesse social e economia regional e ambiental, que foram as bases da área de Cidades e Território.​

A partir de 2008, a evolução da economia nacional e a ampliação dos interesses públicos e privados no desenvolvimento socioeconômico regional intensificaram as demandas por trabalhos de análise regional e de aspectos da gestão pública para além da área inicial de habitação de interesse social, consolidando a área de Sustentabilidade, sobretudo em projetos de avaliação de impacto socioeconômico da implantação de grandes empreendimentos.

Em fins de 2009, instalada no escritório da rua Marconi, a Urbana expande sua rede de contatos e amplia seu capital social. Como resultado, depois de duas mudanças no quadro societário, se consolida na linha de Cidades e Território e amplia sua atuação na área de Políticas Públicas, Planejamento e Sustentabilidade ao participar do Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Piauí (2012-2013) e liderar o consórcio responsável pela elaboração do Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins (PDRAI de Tocantins - 2014-2016, financiado pelo Banco Mundial).

Paralelamente, a área de Inteligência de Mercado se consolidou a partir de 2009 em projetos como o mapeamento da área geográfica de mercado relevante de laboratórios de exames de saúde, avançando posteriormente para mercado relevante de cimento, serviços médico-hospitalares e televisão por assinatura. A interação desses estudos com a área de Cidades e Territórios é imediata por se tratar da questão geográfica dos mercados.

Além desses estudos, a Inteligência de Mercado tratou de cálculos de fatores de eficiência para concessão de aeroportos à iniciativa privada, análise de fluxos financeiros e contábeis de agências e empresas públicas objetos de concessões ou parcerias, elaboração de índices de custo de vida locais e viabilidade econômico-financeira de parcerias público-privadas.

Em 2020, assentada na força de seus 15 anos de existência, a Urbana Consultoria em Desenvolvimento Econômico e Social se consolida no mercado como importante empresa, com mais de 100 projetos em seu portfólio, tanto no Brasil quanto no Exterior, capaz de abordar as questões e desafios contemporâneos que se colocam à frente do desenvolvimento humano dos indivíduos e da sociedade de forma a integrar as perspectivas urbanísticas, ambientais e socioeconômicas em suas análises técnicas e proposições.

bottom of page